AS PEÇAS DE TEATRO

A CASA DE SANTINHA




A Casa de Santinha
88 p.
Editora Mondrongo
ISBN 978-85-65170-08-6
Ano de Produção: 2012


SINOPSE:

A Casa de Santinha narra a história de Maria Bonita, a rainha do cangaço. A obra que nos mostra uma outra Maria, uma menina doce e sonhadora, vivendo a desilusão de um casamento infeliz e a euforia da descoberta de uma nova e misteriosa vida a partir de um grande e devastador amor, um dos maiores que o sertão já conheceu.



O SEQUESTRO DOS RAIOS DE SOL





O Sequestro dos raios do sol
56 p.
Editora Via Litterarum
ISBN 978-85-8151-029-3
Ano de Produção: 2012
Peso: 89g
Tamanho: 14,5cm x 21,5cm
Ilustrações: Bruno Santana

SINOPSE:


Quem são os responsáveis pela mudança do leito dos rios? Quem obriga populações inteiras de insetos e animais a fugirem de seu habitat natural? Quem é o culpado pela destruição da camada de ozônio? Em, O Sequestro dos Raios de Sol, seres inanimados, bichos e insetos se unem para lutar contra “eles”, os grandes causadores das transformações na natureza. Afinal, quem são “eles”?  O Sequestro dos Raios de Sol é um espetáculo de teatro ideal para quem deseja trabalhar com grandes grupos do jardim de infância ao sexto ano do ensino fundamental.



A CASA DE ANTÔNIO





A Casa de Antônio
47 p.
Editora AMAZON
ASIN: B083M3SHZ4
Ano de Produção: 2020

SINOPSE:

No dia que mataram o boi santo se leram três palavras no céu: peste, fome e guerra. Padre Cícero fez o certo. Mandou matar o boi. No dia da morte, teve até discurso de deputado. Só num fizeram um culto em sua homenagem porque seria uma heresia. Dona Branca dizia que haveria uma grande chuva de estrelas e aí será o fim do mundo. Só porque mataram o boi santo. Maior que o boi santo para Dona Branca era o nascimento de um anjo na terra, mandado por seu pai eterno, para pregar sermão pelas portas, dar conselhos, fazer povoações nos desertos, criar igrejas e capelinhas e fundar uma grande nação. 

Esse anjo já tinha nascido. Seu nome era Antônio, seu único filho homem, que casou com Rosa, sem a benção da velha. Agora, Rosa e Dona Branca são inimigas, morando embaixo do mesmo teto. Dona Branca não vai sossegar enquanto não separar os dois e ver Antônio liderando o povo sofrido, massacrado, humilhado e desgraçado do sertão republicano.A Casa de Antônio conta a história de um dos maiores inimigos da República: Antônio Vicente Mendes Maciel, um dos maiores e mais controversos líderes religiosos do Brasil, conhecido como Antônio Conselheiro. A peça revela a tragédia que se abateu sobre sua família e os motivos que o levaram à vida errante fazendo pregações, milagres e dando conselhos que conquistaram uma multidão de fanáticos.



ARAPUCA




Arapuca
53 p.
Editora AMAZON
ASIN: B083QSXPMJ
Ano de Produção: 2020

SINOPSE:

Na manhã de 28 de julho de 1938, o bando de Lampião foi surpreendido pela polícia. Todos os cangaceiros que estavam acampados em Angicos, no interior de Sergipe, foram mortos. Exceto, Emiliano e seu irmão Arlindo e Lurdinha, esposa de Emiliano que haviam sido designados pelo capitão Virgulino para encontrar com Corisco, o diabo loiro. Emiliano e Lurdinha abandonaram o bando e foram morar no Sul da Bahia. A mão mirrada, a vida de perseguição e a morte do Rei do Sertão fizeram com que Emiliano desistisse da vida de cangaceiro. Arlindo continuou com Corisco, mas foi mandado pelo diabo loiro para buscar Emiliano a fim de fortalecer o bando e vingar-se da morte de Lampião.Arlindo consegue convencer Emiliano a voltar ao bando. Porém, antes de cumprir o mandato de Corisco, Arlindo se acha no direito de possuir a cunhada enquanto Emiliano sai a serviço do coronel Gentil. Inspirado no conto “O Facão”, de Jorge Medauar. 


CAPITÃES DO MORRO





Capitães do Morro
87 p.
Editora AMAZON
ASIN: 
B083TCDQG3
Ano de Produção: 2020

SINOPSE:


Capitães do Morro conta a história de Binho, morador da Comunidade do Morro que cresce em um ambiente dominado pelo tráfico de drogas, sob o comando do traficante Cabeção. O garoto, após ter a mãe assassinada, enfrenta dilemas, passa por cima de suas convicções, e acaba se envolvendo no tráfico de drogas. O espetáculo apresenta três finais alternativos e usa a técnica do psicodrama para construir as cenas de conflito do protagonista na trama.O universo de Binho, sem concessão ou sentimento compassivo, revela como são e vivem, os “capitães do morro”, meninos do tráfico, guiados por uma estreita racionalidade e altas doses de arbítrio e firmeza, virtudes não restringidas pelo contexto adverso em que vivem e suscita questionamentos sobre o papel da escola na comunidade, o papel dos pais e as condições em que vivem aqueles que estão, involuntariamente, à margem da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião. Volte sempre.

TIRINHAS

  Texto: Pawlo Cidade Deadpool: Marca registrada da Marvel Jorge Amado: Foto de Mario Ruiz Mais tirinhas na minha página oficial do Instagra...